Janeiro é o mês dedicado à conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde mental - Janeiro Branco,é um movimento social que visa construir uma cultura da saúde mental na humanidade. É, também, o nome do Instituto que coordena esse movimento.O objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, da sociedade e das autoridades para as necessidades relacionadas à saúde mental dos seres humanos.
O primeiro mês do ano, inspira as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, suas relações, dos sentidos que possuem, dos passados que viveram e dos planos e objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia. Janeiro é uma espécie de portal entre ciclos que se fecham e ciclos que se abrem na vida de todos, como uma página em branco, por isso a cor branca foi escolhida por, representar “folhas ou telas em branco”, sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e as quais e desejamos concretizar.
Esse mês se volta para a reflexão de uma urgência de ações e da construção políticas fortes que garantam o cuidado, a prevenção e tratamento adequado para a saúde metal.
A saúde mental é um importante fator para o bem-estar pessoal e social. O equilíbrio das funções mentais é essencial para um convívio social mais saudável e para a saúde física.
Para o NADI – Núcleo de Apoio e Desenvolvimento Institucional o cuidado mental deve ser constante de janeiro a dezembro e orienta:
Dê a si mesmo e às pessoas próximas a atenção e o cuidado devidos. Se algo não está bem, procure ou indique um serviço de assistência psicológica.