Outubro é o mês dedicado à conscientização do câncer de mama, a campanha que ficou conhecida como Outubro Rosa, tem como principal objetivo alertar sobre a importância de exames preventivos para o diagnóstico precoce que agora inclui o câncer de colo de útero.
A data que comemora internacionalmente o Outubro Rosa, foi criada no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, é promovida anualmente.
No Brasil e no exterior o período é celebrado com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.
É o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos.
O câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
E você, está se prevenindo? Já agendou sua mamografia? Previna-se, o melhor remédio é a prevenção!