A arte de transformar vidas

A arte de transformar vidas

12/08/2022 18h18

A arte da dança é uma maneira de dar voz para os jovens através da expressão corporal

A arte transforma. Não apenas vidas, mas, transforma ambientes, comunidades e o mundo, na maioria das vezes - para não falar sempre – para melhor! A arte é tão importante que ganhou uma data comemorativa, anualmente no dia 12 de agosto é celebrado o Dia Nacional das Artes.

Elas podem ser expressas de diversas e criativas maneiras. São inúmeras as manifestações artísticas e cada uma com suas singularidades e evidenciam as inspirações de seus criadores, que colocam para fora o seu mais íntimo desejo, seja ele qual for. Para comemorar esta data e parabenizar a todos que utilizam desta incrível ferramenta de transformação, o NADI - Núcleo de Apoio e Desenvolvimento Institucional apresenta duas histórias que são exemplos do poder que as artes tem de mudar vidas.

André Alves, mas conhecido como “Tikin” utilizava a arte da dança como forma de expressão desde sua juventude. Ele teve a influência e o incentivo de sua mãe Iracema Alves Dias e entendeu que seu dom precisava ser compartilhado. “Numa conversa com minha mãe entendi que um dom, só é dom, quando você divide ele com alguém”, afirmou André.

A arte de transformar vidas

Outro influenciador de André foi o Padre Renato Chiera, fundador da Casa do Menor São Miguel Arcanjo, instituição na qual ele praticava a dança. André passou a compartilhar sua arte com outros jovens como forma de dar voz a eles e conscientizar sobre temas vivenciados na maioria dos lares brasileiros, principalmente nos lares de famílias mais carentes e em situação de vulnerabilidade, a partir do conselho do padre. “Em conversa com o Padre Renato, ele falou ‘você pode dançar, pode ter sua turma e tudo de bonito dançando, mas ela é vazia porque ela não expressa nada”, aí eu entendi que minhas danças tinham movimentos belos, mas de fato não tinha uma mensagem. Comecei a montar coreografias que passassem uma mensagem. Ouvi as histórias dos jovens e comecei a contar elas por meio da dança, foi daí que surgiu as coreografias sobre temas como a violência doméstica, a exclusão social e o feminicídio. Na companhia Ru´Art - Arte da Rua, as coreografias são uma maneira de dar voz para os jovens através da expressão corporal”, explicou André.

A arte de transformar vidas

Matheus Martins de Oliveira, de 19 anos, que teve sua vida transformada na Companhia Ru´Art, hoje é protagonista de sua vida e transformador da vida de outros jovens. “A arte na minha vida representa um recomeço, porque antes dela eu me via muito perdido, fui criado na igreja e muitos dos meus valores foram agregados pela igreja e moldados pela arte, por isso eu digo que ela foi um recomeço. A arte me deu a consciência de que não estou sozinho”, destacou Matheus.

“Vá dançar, vá fazer alguma coisa que te tire do ciclo de coisas que podem destruir, distraia sua mente com coisas que vão agregar em sua vida”, aconselha Matheus.

Instituição do Dia Nacional das Artes

A data que comemora as artes foi instituída pelo decreto de lei nº 82.385, de 5 de outubro de 1978, e a partir da Lei nº 6.533, de 24 de maio de 1978, que regulamentou da profissão de artistas e técnicos em espetáculos de diversões, além de diversas funções que também podem estar inseridas, no que seria considerado um trabalho artístico.

O NADI parabeniza e apóia a todos os artistas e trabalhadores das artes!